CANTO PORTUGUÊS

COIMBRA

A cidade que nunca dorme

Localizada na região centro, na sub Região do Baixo Mondego, berço de 6 Reis da primeira dinastia, deve o seu nome à cidade Romana de Conímbriga. Esta belíssima cidade, debruçada sobre as margens do Mondego, viria a ser testemunha de uma das mais marcantes histórias de amor, entre D. Pedro e D. Inês de Castro, tendo sido motivo de inspiração para vários escritores dentre os quais Luís Vaz de Camões.

Universidade de Coimbra

Cidade universitária, Coimbra, pulsa de vida, cultural e histórica, com vários jardins, palácios, mosteiros e outros monumentos à espera de serem visitados. A Universidade, a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo, foi criada em 1290, com sede em Lisboa, e transferida em definitivo para Coimbra em 1537, instalando-se no Paço Real de Alcáçova, hoje Paço das Escolas – o centro histórico da Universidade. Sua torre, com 33,5 metros de altura, foi concluída em 1733, sendo considerada o emblema tradicional da cidade.

A Universidade também é famosa por sua Biblioteca Joanina, com seu estilo fortemente barroco, sendo considerada uma das mais originais e extraordinárias bibliotecas barrocas da Europa. Além de local de pesquisa de muitos estudiosos, a biblioteca é ainda muito utilizada para concertos, exposições e outras manifestações culturais.

Hoje, a Universidade de Coimbra conta com oito Faculdades (Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física) e cerca de 25 mil alunos. Seus estudantes têm seus pequenos ritos que seguem usando roupas tradicionais: terno preto para os rapazes e tailleur preto para as moças, além da gravata e capa pretas, usadas orgulhosamente por ocasião da “queima das fitas”, que marca o término de seus estudos universitários. Nesta ocasião, os recém-formados organizam cortejos pelas ruas da cidade.

Queima das Fitas

Sé Velha

Na cidade velha encontra-se a catedral Sé velha, com seu estilo românico, construída no século XII. Lá também está o museu nacional Machado de Castro, dedicado à arte medieval e renascentista, bem como a igreja e monastério Igreja de Santa Cruz, um monumento emblemático da arquitetura manoelina onde repousam os primeiros reis de Portugal. Nos jardins duo século XVIII do Jardim Botânico, plantas exóticas ornam o antigo aqueduto da cidade.

Na outra margem do rio Mondego, podem ser encontrados vestígios góticos do monastério de Santa Clara-a-Velha e o Portugal dos Pequenitos, um parque de atrações dotado de reproduções e miniatura dos grandes monumentos portugueses. Na saída da cidade estão as ruínas romanas de Conímbrigia.

Biblioteca Joanina

Portugal dos Pequenitos

Outras páginas da série CANTO PORTUGUÊS

Principal  |  História do Clube  |  A palavra do Presidente  |  Diretoria e Conselhos  |