A HISTÓRIA DO CLUBE

A REAL SOCIEDADE CLUBE GINÁSTICO PORTUGUÊS foi fundada em 31 de outubro de 1868, data natalícia de D. Luiz I, Rei de Portugal, por dois irmãos portugueses: João José Ferreira da Costa e Antonio José Ferreira da Costa.

Seu primeiro Estatuto Social foi aprovado pelo Chefe de Polícia da Corte em janeiro de 1869 e, no mesmo ano, foi realizada sua primeira Assembléia Geral, na qual foi eleita a primeira Diretoria.

1ª sede - 1872

Sua primeira Sede, na Rua do Hospício, foi inaugurada no dia 31 de outubro de 1872, quando a Entidade completava quatro anos de existência. Essa inauguração foi marcada por um Sarau, que teve a participação de 1500 pessoas com apresentação de música, ginástica e esgrima.

No dia 13 de setembro de 1883, o Clube viveu um dos maiores acontecimentos de sua história ao receber a visita de S. M. o Imperador Pedro II, que inscreveu sua assinatura no Livro de Visitantes.

A Sede inaugurada em 1911 foi totalmente destruída pelo fogo no dia 20 de agosto de 1934.

A inauguração da Sede Graça Aranha foi no dia 20 de agosto de 1938 e, além de importantes linhas arquitetônicas, o edifício teve a primeira piscina elevada da América do Sul.

A Sede Graça Aranha possui oito andares, distribuídos em Salão de Festas, Ginásio Esportivo, Fisioterapia, um Restaurante  com comidas típicas portuguesas e brasileiras para 300 pessoas, Bar, Piscina e o Teatro Ginástico.

Seus salões, em estilo nobre, são utilizados para formaturas, casamentos, feiras, congressos e eventos em geral, contando com os serviços de “buffet” do seu Restaurante.

A REAL SOCIEDADE CLUBE GINÁSTICO PORTUGUÊS possui, ainda, a Sede Barra, localizada no Km. 14 da Av. das Américas, inaugurada no dia 8 de junho de 1983, com a presença do Sr. Presidente da República do Brasil, General João Figueiredo, e também das mais altas autoridades do Brasil e de Portugal.

A Sede Barra dispõe de um magnífico salão panorâmico, piscinas, campos de futebol, vôlei e basquete, sauna, ducha, academia de musculação, quadras de tênis, etc.

A REAL SOCIEDADE CLUBE GINÁSTICO PORTUGUÊS  registra em sua história a visita de ilustres personalidades portuguesas e brasileiras, dentre as quais vários Presidentes de Portugal  do Brasil.

Tem como principal objetivo dinamizar as atividades esportivas, artísticas, culturais e sociais, promovendo a integração da Comunidade Luso-Brasileira.

O símbolo do Clube “MENS SANA IN CORPORE SANO” expressa o espírito que sempre norteou seus fundadores e que inspira a Direção até os dias de hoje.