Edição Especial 2009/2010

Nossa história

Um pouco da história da

Real Sociedade Clube Ginástico Português

Os primeiros Estatutos da R.S. Clube Ginástico Português foram homologados pelas autoridades competentes em 13 de janeiro de 1869; Em 9 de Novembro de 1876, "visto os fins úteis a que se destina", a instituição foi agraciada por Alvará de S.M. Fidelíssima D. Luiz I, de Portugal, com o título de Real Sociedade, que passou a integrar sua denominação por autorização contida no Decreto de S.A. Princesa Imperial do Brasil, D. Isabel, datado de 2 de Janeiro de 1877.

Já em 1870, dois anos depois de fundado, estava o Ginástica preocupado em obter instalações condignas, tendo a diretoria apresentado três propostas para a construção de um salão, saindo vencedora uma no valor de 4:000$000.

A escritura de arrendamento de terreno para o novo prédio foi assinada no dia 9 de novembro de 1871. Noticiava a "Gazetilha" do "Jornal do Commercio" no dia 2 de Novembro de 1872 a inauguração, dois dias antes, da nova sede construída na Rua do Hospício, hoje Rua Buenos Aires.

A atual sede, na Av. Graça Aranha, teve a sua pedra fundamental lançada no dia 10 de Novembro de 1936 e já no dia 2O de Agosto de 1938 era inaugurado Edifício-Sede fato assim noticiado no Livro de Centenário do Clube, editado em 1968: "majestosa e imponente, a Sede social do Ginástica, com suas entradas principais em estilo ogival, está localizada em pleno coração da Cidade Maravilhosa. Até agora, em que são decorridos 30 anos da sua construção, ainda é admirada com obra arquitetônica e, para o fim a que se destina, pode ser considerada como uma das mais arrojadas e completas, não somente no Rio de Janeiro, mas de todo o Brasil."

A piscina na cobertura do prédio, foi a primeira piscina suspensa construída na América do Sul, projeto também arrojado, que hoje é considerada "um oásis no centro da cidade do Rio de Janeiro".

Isto é um pouco da historia do Clube, que continuaremos a relembrar nas próximas edições da Revista Ginasta