A REAL SOCIEDADE CLUBE GINÁSTICO PORTUGUÊS foi fundada em 31 de outubro de 1868, data natalícia de D. Luiz I, Rei de Portugal, por dois irmãos portugueses: João José Ferreira da Costa e Antonio José Ferreira da Costa.

João José Ferreira da Costa, oficial de correio e seu irmão Antonio José Ferreira da Costa, proprietário de uma venda na Rua do Hospício, hoje Buenos Aires, tiveram a idéia de fundar uma entidade sócio-cultural-desportiva destinada a estreitar os laços entre brasileiros e portugueses. Deram-lhe a denominação de Club Gymnastico Portuguez.

João José Ferreira da Costa

O dia 31 de outubro de 1868, escolhido para inauguração, era a data natalícia de D. Luiz I, Rei de Portugal, que completava 30 anos de idade.

Os dois irmãos e mais Manoel Mariano Ribeiro, contra-mestre de uma fábrica de calçados, constituíram uma junta administrativa, que geriu os destinos do Clube até a Assembléia Geral realizada no dia 17 de janeiro de 1869 quando, com a presença de 15 sócios, foi eleita a primeira Diretoria assim constituída:
• Presidente: Manoel Mariano Ribeiro
• Vice-Presidente: José Joaquim de Souza Ribeiro
• 1º Secretário: José Vicente M. Puga
• 2º Secretário: Manoel José Antunes Braga
• Tesoureiro: Antonio José Ferreira da Costa
• Procurador: José Cordeiro de Araújo
• Fiscal: Francisco José da Silva Guimarães

Em janeiro daquele mesmo ano, o Chefe da Polícia da Corte aprova o primeiro Estatuto do Clube, sendo no dia 4 de abril estreado o uniforme e inaugurado o pavilhão.

Ao findar o ano de 1869, o Clube possuía 98 sócios, sendo a sua Receita de 2:730$740, a Despesa de 2:551$920 e o Fundo Social de 178$820.

O novo Estatuto foi aprovado em 1871, pelo Decreto nº 5026 do Governo Imperial.

Sua primeira Sede, na Rua do Hospício, foi inaugurada no dia 31 de outubro de 1872, quando a Entidade completava quatro anos de existência. Essa inauguração foi marcada por um Sarau, que teve a participação de 1500 pessoas com apresentação de música, ginástica e esgrima.

Primeira Sede - 1872

Em 9 de novembro de 1876, "visto os fins úteis a que se destina", o Clube foi agraciado por S. M. Fidelíssima D. Luiz I, de Portugal, com o título de Real Sociedade, que passou a integrar sua denominação.

No dia 13 de setembro de 1883, o Clube viveu um dos maiores acontecimentos de sua história ao receber a visita de S. M. o Imperador Pedro II, que inscreveu sua assinatura no Livro de Visitantes.

Em 1911, o Clube inaugurou sua segunda sede, que funcionou durante 23 anos: foi totalmente consumida por um incêndio em 1934.

A segunda sede, inaugurada em 1911 e totalmente destruída pelo fogo em 20 de agosto de 1934

A inauguração da Sede Graça Aranha foi no dia 20 de agosto de 1938 e, além de importantes linhas arquitetônicas, o edifício teve a primeira piscina elevada da América do Sul.

A Sede Graça Aranha possui oito andares, distribuídos em Salão de Festas, Ginásio Esportivo, Fisioterapia, um Restaurante com comidas típicas portuguesas e brasileiras para 300 pessoas, Bar, Piscina e o Teatro Ginástico.

Sede Av. Graça Aranha, inaugurada em 1938

Seus salões, em estilo nobre, são utilizados para formaturas, casamentos, feiras, congressos e eventos em geral, contando com os serviços de “buffet” do seu Restaurante.

A REAL SOCIEDADE CLUBE GINÁSTICO PORTUGUÊS possui, ainda, a Sede Barra, localizada no Km. 14 da Av. das Américas, inaugurada no dia 8 de junho de 1983, com a presença do Sr. Presidente da República do Brasil, General João Figueiredo, e também das mais altas autoridades do Brasil e de Portugal.

A Sede Barra dispõe de um magnífico salão panorâmico, piscinas, campos de futebol, vôlei e basquete, sauna, ducha, academia de musculação, quadras de tênis, etc.

A REAL SOCIEDADE CLUBE GINÁSTICO PORTUGUÊS registra em sua história a visita de ilustres personalidades portuguesas e brasileiras, dentre as quais vários Presidentes de Portugal do Brasil. Tem como principal objetivo dinamizar as atividades esportivas, artísticas, culturais e sociais, promovendo a integração da Comunidade Luso-Brasileira.

O símbolo do Clube “MENS SANA IN CORPORE SANO” expressa o espírito que sempre norteou seus fundadores e que inspira a Direção até os dias de hoje.