Abril / Maio de 2008

ENTREVISTA (Nosso Associado é Notícia) - Kepler Alves Borges

NOSSO ASSOCIADO É NOTÍCIA

Entrevista: Kepler Alves Borges

Como parte das comemorações dos 140 anos do Clube, restabelecendo a seção "Nosso associado é notícia", entrevistamos um dos mais antigos associados, Kepler Alves Borges - Grande-Benemérito, com 60 anos de Ginástico.

Ginasta: Quais foram os motivos que o levaram a se tornar sócio?

Kepler: Vários, entre eles: o Ginástico é um clube essencialmente familiar; a beleza de sua piscina, a primeira suspensa (9º andar) da América Latina; a grandeza de suas festas sociais, realizadas no salão nobre. Artistas do mais alto nível, brasileiros e estrangeiros, estes vindas das mais diversas localidades do mundo, aqui se apresentaram. As mais famosas orquestras também engrandeceram nossos espetáculos. Outros eventos de grande qualidade: Bailes de Gala, Desfiles de Moda, Desfiles de Fantasia, Bailes das Debutantes, Carnaval do Passado, Concurso Senhorita Rio, Jantar dos Aniversariantes, 3antar de Confraternização e Salão de Belas Artes. O salão de festas, o restaurante, o teatro, os diversos departamentos de esporte foram sempre alvo de elogios pelos visitantes.

G: Como era o Clube há 60 anos?

K: Admiravelmente situado no Centro da Cidade, era ( e ainda é) deslumbrante, admirado e procurado pelos sócios e visitantes. É evidente que o luxo no passado era muito maior. Nos bailes de aniversário, os "buffets" eram requintados e fartos. Tudo de graça!

G: Como era a relação do Clube com o Rio de Janeiro?

K: Muito boa, para não dizer excelente, tanto que as figuras mais expressivas de nossa sociedade participavam freqüentemente de nossos eventos sociais, esportivos e culturais.

G: Quais foram os eventos do Clube nesses 60 anos que mais marcaram?

K: Foram muitos, a começar pela presença de vários Presidentes de Portugal e do Brasil, além de Primeiros-Ministros, políticos, diplomatas, cientistas, esportistas e artistas do rádio e da TV. Todos ficaram encantados com a beleza e organização de nosso Clube, deixando gravadas suas impressões elogiosas no "Livro de Visitantes". As excursões à Europa e a diversas cidades do Brasil fizeram sucesso.

G: Como é, e como era, a sua convivência com o Clube?

K: Excelente. Eu, minha esposa (Sylvia – grande-benemérita) e meu filho (Roberto – emérito) sempre participamos, com muito orgulho e dedicação, dos eventos mais marcantes, colaborando em tudo que era possível. Participei (minha esposa e meu filho também) de todas as campanhas para angariar fundos para o Clube: cooperador, sócio-proprietáno da sede Barra, compra de elevadores etc. Recebi todos os títulos do Clube: contribuinte, remido, emérito, benemérito, benemérito-distinto (não existe mais) e grande-benemérito.

G: E os bailes de carnaval?

K: Embora não seja carnavalesco, sempre prestigiei nossos bailes, onde predominavam a elegância, o bom gosto e a decência. O Ginástico sempre foi um clube modelar, enaltecido pela crônica especializada.

G : quais fatos curiosos que presenciou?

K: O Ginástico é conhecido como um "clube casamenteiro”. Realmente muitos sócios aqui conheceram suas esposas ou fortaleceram seus laços amorosos. Basta dizer que meu namoro com minha esposa nasceu em uma festa junina realizada em 1948, embora eu >á a paquerasse desde os bancos acadêmicos. Em outubro, estamos completando 55 anos de vida em comum, esperando que isso continue "até que a morte nos separe". Outro fato curioso como disse no início, um dos motivos que me levaram a entrar para o Ginástico foi sua encantadora piscina. Pois bem, nesses 60 anos de vida clubística, acredito que tenha usufruído de sua beleza não mais do que dez vezes. Coisas do destino!

G: Uma grande emoção.

K: Em princípios de 1969 (quase 40 anos), recebi uma carta do saudoso Presidente Nicanor Costa Marques, uma das glórias do clube, convidando-me para uma conversa. Queria saber se eu aceitava integrar o Departamento de Cultura e Divulgação. Aceitando, iniciei minha longa vida política, fazendo parte também de outras diretorias: Édison Chini, Antônio Gomes da Costa, Neyl Hamiltong Neves Soares, Nilton Pereira, agora, João Luiz de Rezende Freitas.

G :Cite algumas coisas e fatos que deixaram saudades.

K: No momento, lembro-me de quatro: As sessões de cinema (três), que se realizavam todas segundas-feiras, no teatro; os almoços de convívio social aos domingos, no 2º andar; o bar do 5º andar, onde era servida uma boa refeição; e a sala de TV, também no 5º andar, ponto de encontro de amigos. A presença de sócios e convidados era muito boa.

G : Um grande atleta do Clube.

K: O saudoso sócio Antônio Carlos Junqueira de Moraes, um dos baluartes desta casa. Foi, inegavelmente, o maior e mais querido atleta do Ginástica, tendo oportunidade de representá-la em competições internacionais com muito brilho. Paralelamente, ocupou os mais importantes cargos do Clube. Infelizmente, não chegou à Presidência, o que coroaria sua brilhante trajetória em nossa agremiação. A fatalidade impediu que isso acontecesse!